Crl-5861 será estudada em distrofia muscular
Atlanta (29/01/2001) - a empresa CytRx detentora da patente da droga Crl-5861, também conhecida como poloxamer 188 purificada, RheothRx ou Flocor, anunciou a sua participação na pesquisa clínica desta droga em portadores de distrofia muscular em conjunto com a Universidade de Cincinnati (USA). A droga é um polímero hidrofóbico-hidrofílico que estabiliza a membrana celular e impede a deterioração de células deficientes em distrofina (parece ser uma ação inespecífica não mediada por ação em canais iônicos). A droga foi testada em camundongos portadores de distrofia muscular e demonstrou bons resultados (ainda não publicados). Ela já foi testada em humanos para tratamento de crises agudas de anemia falciforme, doenças vaso-oclusivas, pulmonares, cerebrais e cardíacas tendo sido bem tolerada, sem efeitos colaterais significativos (estudos mais avançados estão na fase III, em crises de falcização). A pesquisa experimental já realizada e a futura pesquisa clínica será realizada pelo Dr. John Quinlan ([email protected])
http://www.findarticles.com/m4PRN/1999_Jan_12/53550768/p1/article.jhtml
http://www.biospace.com/news_story.cfm?StoryId=3989204
http://www.cytrx.com/index.htm (site da empresa CytRx, onde há um resumo sobre a droga)
COMO FICOU - NOVIDADES SOBRE TEMAS QUE JÁ FORAM NOTÍCIA (22/12/2001)
Muitas vezes notícias muito importantes são informadas e após algum tempo nada se fala sobre esta pesquisa ou sobre o pesquisador. Dentro do possível retornaremos aos temas já apresentados aqui mostrando como estão prosseguindo.
Crl-5861 será estudada em distrofia muscular - a CytRx divulgou na Nasdaq que estaria realizando uma pesquisa com poloxamer 188 (Crl-5861), um estabilizador de membrana, na distrofia muscular; esta droga já estava em testes no tratamento da crise aguda da anemia falciforme. Após cerca de 11 meses nada tinha sido divulgado sobre esta pesquisa.
Atualização - em 18/12/2001 a CytRx divulgou uma nota transferindo uma tecnologia por ela patenteada (TranzFect Poloxamer) para a Vical; por esta técnica estes polímeros poderão ser utilizados como vetores para a transferência de genes.
USA - um produto químico utilizado em indústrias químicas e farmacêuticas pode impedir o dano muscular cardíaco em camundongos com distrofia muscular. É o poloxamer 188, cujas pesquisas já foram publicadas aqui em 2001/2002. A ausência de distrofina prejudica o relaxamento do músculo cardíaco e ficam vulneráveis durante a contração cardíaca. Quarenta por cento dos camundongos desenvolveram doença cardíaca sem o uso da droga enquanto que os tratados com poloxamer 188 não tiveram esta manifestação. A droga funciona como um "cimento" causando fechamento da membrana celular e protegendo a célula dos danos causados pela ausência de distrofina. Ela também tem sido testada na anemia falciforme e não há previsão de quanto os testes com seres humanos terão início.