Notícias

ATENÇÃO ESTA PÁGINA CONTÉM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SITES MÉDICOS, DE NOTÍCIAS, DE ENTIDADES DE PESQUISA E LITERATURA MÉDICA ESPECIALIZADA. MUITAS DAS INFORMAÇÕES SE DESTINAM A PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE OU PESQUISA POR SEREM MUITO ESPECIALIZADAS. AS PESQUISAS AQUI RELATADAS SÃO NA SUA MAIORIA DE PONTA, NÃO PODENDO SER TRANSPOSTAS RAPIDAMENTE PARA O USO CLÍNICO. EM GERAL HÁ UMA DEMORA QUE PODE SER SUPERIOR A 5 ANOS ENTRE UM TRABALHO EXPERIMENTAL PROMISSOR E SEU USO CLÍNICO.

USA -  Pesquisadores da Advanced Cell Technology, Inc anunciaram hoje que realizaram a primeira clonagem humana; o objetivo da experiência pioneira, segundo a empresa, é utilizar o embrião na obtenção de células-mães para o tratamento de doenças, como diabetes e Aids. O vice-presidente da empresa Joe Cibelli, afirmou que sua equipe usou a tecnologia de clonagem tradicional, lançando mão de um óvulo fecundado e de uma célula de pele humana. Foi retirado do DNA da célula do óvulo e substituído pelo DNA do núcleo da célula adulta. O óvulo começou a crescer como se tivesse sido fertilizado por esperma, mas, em vez de se tornar um bebê, transformou-se num conjunto, de células. Nesta etapa da experiência, outro aspecto capaz de inflamar a discussão: o óvulo dá origem a um embrião sem a participação do espermatozóide. Essa mesma tecnologia já foi usada para clonar ovelhas e macacos. A pesquisa que será publicada no revista Journal of Regenerative Medicine já está causando muita polêmica, com reações muito desfavoráveis. O governo americano não pode, por força de lei, fornecer verbas para a realização de pesquisas semelhantes mas como a empresa recebe fundos privados nenhuma restrição pode ser aplicada. Veja como foi feita a clonagem

http://www.advancedcell.com/pr_11-25-2001.html

http://www.cnn.com/2001/TECH/science/11/25/human.embryo.clone/index.html

http://news.bbc.co.uk/hi/english/sci/tech/newsid_1675000/1675602.stm

http://www.msnbc.com/news/662735.asp (com vídeo)

http://www.latimes.com/news/nationworld/nation/la-112501clone_wr.storyhttp://www.latimes.com/news/nationworld/nation/la-112501clone_wr.story

http://www.nandotimes.com/healthscience/story/179853p-1733545c.html

http://www.thetimes.co.uk/article/0,,2-2001544965,00.html

http://news1.iwon.com/article/id/139604|top|11-26-2001::00:09|reuters.html

 

Itália - nesta pesquisa realizada em 35 pacientes com distrofia muscular  miotônica mostrou-se  que os pacientes apresentavam níveis significantemente mais baixos de coenzima Q10, que se correlacionaram com níveis maiores de expansão do trinucleotídeo CTG e de lactato ao exercício. Os autores entendem que os níveis mais baixos de conzima Q10 pode se relacionar com mecanismo de desenvolvimento da doença e a amplificação de trinucleotídeos.

Austrália - notícia sem grandes referências fala em pesquisa da Universidade do Sul da Austrália sobre proteína envolvida na distrofia muscular miotônica.

http://abc.net.au/news/newsitems/s418771.htm

USA - de 8 a 12 de dezembro de 2001 realizar-se-á em Washington está reunião de especialistas em pesquisa experimental. Alguns trabalhos envolvem pesquisas  com stem cells, distrofia muscular, etc. Com 20 dias de antecedência disponibilizamos 22 resumos do Congresso (em inglês).

USA -  anunciado em 15/11/01 que a AxCell Biosciences (http://www.axcellbio.com), subsidiária da  Cytogen Corporation (http://www.cytogen.com) assinou um termo de cooperação com a  Mount Sinai School of Medicine para a pesquisa de proteínas envolvidas no desenvolvimento da distrofia muscular visando indicar drogas que possam ser efetivas no tratamento desta doença e de outras doenças neuro-degenerativas. As pesquisas serão conduzidas por Marius Sudol, professor associado do Mount Sinai Medical Center.

Inglaterra - nesta pesquisa  a avaliação cardíaca foi realizada com 91 mulheres (56 portadoras do gene da distrofia e 35 controles);  anormalidades não anteriormente diagnosticadas foram identificadas no ECG  (eletrocardiograma) e ecocardiograma em 18% das pacientes (10/56); 7 apresentavam cardiomiopatia; em muitos casos as mulheres estudadas eram assintomáticas; muitas vezes as alterações observadas foram medidas das câmaras cardíacas fora das dimensões normais no ecocardiograma; a prevalência de fraqueza muscular foi de 12%, em geral leves, sem prejuízo das atividades diárias.

Alemanha -  estudo  da função respiratória foi realizado em 11 pacientes com doença neuromuscular entre 15 e 17 anos, 6 dos quais com distrofia muscular; apenas quatro apresentavam falta de ar; redução dos níveis de oxigênio foram observados em 3 pacientes; seis apresentavam oximetria alterada e nove apresentavam anormalidade na capnografia; os autores concluiram que a capnografia mostrou ser o teste mais sensível para indicar deficiência respiratória especialmente quando a ventilação não invasiva foi iniciada.

USA - estudo realizado na Universidade de Michigan observou que o oxigênio pode destruir as stem cells, retardar seu crescimento ou alterar seu desenvolvimento transformando stem cells precursoras de células musculares em tecido adiposo. As células mais primitivas são mais sensíveis ao oxigênio.

http://www.cosmiverse.com/science11080105.html

http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/abstract/85511764/START

Inglaterra -  como explicamos no ítem tratamento deste site (recentemente atualizado) o aumento da expressão da utrofina, uma proteína muito similar a distrofina,  é uma alternativa como tratamento da distrofia muscular; no entanto há um receio de que a super expressão do gene em todo o organismo possa causar efeitos danosos o que inviabilizaria o tratamento genético por via sistêmica (em todo o organismo) num artigo a ser publicado no próximo número da revista Neuromuscular Disorders os autores analizaram a expressão da utrofina em vários tecidos num modelo experimental em camundongos (mdx mouse). Os resultados mostraram que não houve efeitos tóxicos da super expressão da utrofina.

França - existem muitos artigos recentes tentando esclarecer como ocorre a lesão muscular nas distrofias; neste estudo, realizado em Caenorhabditis elegans, um tipo de parasita, os autores observaram que o aumento da atividade dos canais de cálcio e o aumento do cálcio intracelular aumenta dramaticamente o grau de degeneração muscular.

San Diego - este encontro, que se realizará de 10 a 15 de novembro de 2001, disponibiliza online os resumos a serem apresentados; alguns dos selecionados estão disponíveis  aqui; o mais significativo é sobre o transplante de medula óssea em um modelo experimental de distrofia em camungongos realizado na China.

http://sfn.scholarone.com/

Significado clínico da medida do fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa) (01/11/01)

Japão - o autor deste estudo desenvolveu um método para dosagem do fator de necrose tumoral alfa, um importante mediador em doenças inflamatórias e auto-imunes. A média obtida em portadores de distrofia muscular foi 1000 vezes superior ao obtido em indivíduos sadios.

Justiça garante remédios para fibrose cística (01/11/01)

São Paulo - A Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) ganhou na Justiça uma liminar que garante o fornecimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de todos os medicamentos necessários para o tratamento da fibrose cística - doença genética e crônica que ataca o pulmão. Todos os que se sentirem excluídos do seu direito constitucional a saúde devem recorrer à justiça.

http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2001/out/29/299.htm

Guia revela locais de lazer e cultura em SP adaptados a deficientes (01/11/01)

São Paulo - Escadas, mesas muito altas e próximas umas das outras, degraus, meios-fios sem rebaixamento, banheiros sem adaptação. Estes são alguns dos obstáculos enfrentados diariamente por deficientes físicos no Brasil. Na tentativa de diminuir essas dificuldades, foi lançado nesta quinta-feira o primeiro guia paulistano voltado para o deficiente físico. O "Guia São Paulo Adaptada" foi escrito por Andrea Schwarz, 25, paraplégica há três anos, e Jaques Haber, 26, namorado de Andrea.

Livro: "Guia São Paulo Adaptada"
Autores: Andrea Schwarz e Jaques Haber
Editora: O Nome da Rosa
Quanto: R$ 10 (360 págs.)

http://www.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u39632.shl

NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2001

NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2001

 

NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2001

 

NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO AO MÊS DE JULHO DE 2001

 

 

                        Voltar à página principal