ATENÇÃO ESTA PÁGINA CONTÉM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SITES MÉDICOS, DE NOTÍCIAS, DE ENTIDADES DE PESQUISA E LITERATURA MÉDICA ESPECIALIZADA. MUITAS DAS INFORMAÇÕES SE DESTINAM A PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE OU PESQUISA POR SEREM MUITO ESPECIALIZADAS. AS PESQUISAS AQUI RELATADAS SÃO NA SUA MAIORIA DE PONTA, NÃO PODENDO SER TRANSPOSTAS RAPIDAMENTE PARA O USO CLÍNICO. EM GERAL HÁ UMA DEMORA QUE PODE SER SUPERIOR A 5 ANOS ENTRE UM TRABALHO EXPERIMENTAL PROMISSOR E SEU USO CLÍNICO.
As notícias estão colocadas em ordem de data. Se você quiser procurar as últimas notícias por assunto clique aqui.
Australia - a interleucina 15 já tinha demonstrado a capacidade de aumentar a força muscular em ratos com câncer. O uso da interleucina 15 por 4 semanas em camundongos com distrofia muscular reduziu as alterações do músculo diafragma e causou aumento da força deste músculo. Considerando que a falência respiratória é uma das complicações mais graves da distrofia muscular de Duchenne este tratamento, se comprovado em humanos, pode contribuir para retardar a evolução da doença.
Treinamento aeróbico melhora o desempenho dos portadores de distrofia fácio-escápulo-umeral (25/03/05)
Dinamarca - os autores pesquisaram o efeito da realização de exercício aeróbios por 12 semanas em portadores de distrofia fácio-escáulo-umeral. Os autores concluiram que os exercícios aérobios são um importante e seguro método para aumentar o desempenho muscular em portadores desta forma de distrofia. Se você quiser saber mais sobre este artigo e sobre a distrofia facio-escápulo-umeral click aqui.
Propeptídeo bloqueador da miostatina melhora a função muscular de camundongos com distrofia muscular (25/03/05)
USA - o bloqueio da miostatina pode ser uma estratégia para tratamento da distrofia muscular de Duchenne. A utilização de um propeptídeo para bloquear a miostatina foi testada em camundongos com distrofia muscular. O resultado demonstrou que este tratamento reduz as alterações dos músculos e aumenta a força muscular, confirmando o potencial deste tratamento na distrofia muscular. O resumo deste artigo em inglês está a seguir:
(IN PRESS: The FASEB Journal. 2005;19:543-549) Myostatin propeptide-mediated amelioration of dystrophic pathophysiology
Mutations in myostatin (GDF8) cause marked increases in muscle mass, suggesting that this transforming growth factor-ß (TGF-ß) superfamily member negatively regulates muscle growth. Myostatin blockade therefore offers a strategy for reversing muscle wasting in Duchenne’s muscular dystrophy (DMD) without resorting to genetic manipulation. Here, we demonstrate that pharmacological blockade using a myostatin propeptide stabilized by fusion to IgG-Fc improved pathophysiology of the mdx mouse model of DMD. Functional benefits evidenced by specific force improvement, exceeded those reported previously using myostatin antibody-mediated blockade. More importantly, use of a propeptide blockade strategy obviates possibilities of anti-idiotypic responses that could potentially limit the effectiveness of antibody-mediated myostatin blockade strategies over time. This study provides a novel pharmacological strategy for treatment of diseases associated with muscle wasting such as DMD and since it uses an endogenous inhibitor of myostatin should help circumvent technical hurdles and toxicity associated with conventional gene or cell based therapies.
Canadá - fraqueza da musculatura orofaríngea em pacientes com distrofia muscular pode ocasionar uma nutrição deficiente. Pacientes com distrofia miotônica do tipo 1 podem apresentar déficit nutricional maior por apresentar alteração da motilidade do aparelho digestório. Vonte e nove pacientes com distrofia miotônica do tipo 1 foram comparados com 22 pacientes com outras formas de distrofia, em duas ocasiões com intervalo de 6 meses. A força do aperto de mão foi significantemente menor e a extensão do joelho maior em portador de distrofia miotônica, sem diferenças nutricionais entre os grupos. Muitos pacientes apresentaram déficits nutricionais em proteínas, energia, vitaminas e minerais (cálcio e magnésio). Significativas alterações de força foram relacionadas a déficits de nutrientes específicos como o cobre e vitaminas lipossolúveis. Este estudo demonstra que a nutrição de portadores de distrofia muscular não é a ideal ou a recomendada. Esta deficiência pode ser um complicador da progressiva piora da força muscular.
Inglaterra - beta endorfinas são substâncias presentes no organismo e responsáveis pelo controle da dor e outras funções, com ações semelhantes aos medicamentos opióides como a morfina. A utilização das beta endorfinas em camundongos normais e com distrofia causou redução da fadiga além do aumento da captação da glicose pelo músculo. As beta endorfinas e as drogas que atuam como elas estão sendo estudadas para tratamento de doenças musculares acompanhadas de fadiga.
Austrália - a espirometria é o exame realizado para avaliar a capacidade pulmonar de portadores de distrofia muscular de Duchenne, sendo útil no acompanhamento ao longo do tempo. A eliminação de catarro depende do esforço da tosse, que pode ser medido pelo pico de fluxo de tosse, que normalmente não é medido. Quando o pico de fluxo da tosse é menor que 270 l/min, o esforço de tosse não será eficiente e será necessária a ajuda de outras técnicas para eliminação de catarro. Não há estudos relacionando a espirometria ao pico de fluxo de tosse para poder identificar os pacientes que terão dificuldade em eliminar o catarro, os pacientes que teriam pico de fluxo de tosse menor que 270 ml/min. O estudo foi realizado com pacientes entre 6 e 19 anos. Por este estudo os pacientes que apresentam na espirometria capacidade vital forçada menor que 2,11 L ou volume espiratório forçado no primeiro segundo menor que 2,1 L/seg deveriam ser submetidos ao pico de fluxo da tosse para que a indicação de medidas de auxílio a tosse possam ser feitas.
Novas pesquisas para identificar o melhor vetor viral para utilização na terapia gênica das distrofias musculares (12/03/05)
USA e Japão - os pesquisadores ainda não conseguiram decidir qual o melhor método para levar o gene da distrofia a todos os músculos. Por isto muitas pesquisas são feitas para observar os resultados de diferentes vírus em animais. Esta semana dois artigos mostram sucesso com o uso de dois vetores virais diferentes para utilização em terapia gênica. Os artigos são os seguintes:
Stable transduction of myogenic cells with lentiviral vectors expressing a minidystrophin
Esta falta de um consenso sobre o melhor vírus faz com que novas pesquisas sejam feitas e retardam o início de estudo em seres humanos.
Efeito do perindopril na evolução da disfunção cardíaca da Distrofia Muscular de Duchenne (12/03/05)
França - a disfunção miocárdica pode acometer adolescentes com distrofia muscular de Duchenne e seu tratamento contribui para melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar a evolução da doença cardíaca com o utilização do peindopril, uma droga inibidora da enzima de conversão da angiotensina, que tem efeito positivo na doenças cardíacas. Na distrofia muscular de Duchenne o uso de perindopril retarda a evolução da doença e as manifestações da disfunção miocárdica. O resumo em inglês deste artigo está a seguir:
(IN PRESS: J.Am.Cardiol 2005;45:855-7) Effect of Perindopril on the Onset and Progression of Left Ventricular Dysfunction in Duchenne Muscular Dystrophy NEW
Denis Duboc, ,Christophe Meune, Guy Lerebours, Jean-Yves Devaux, Guy Vaksmann,Henri-Marc Bécane, Paris, France
OBJECTIVES The aim of this research was to examine the effects of perindopril on cardiac function in patients with Duchenne muscular dystrophy (DMD).
BACKGROUND Duchenne muscular dystrophy, an inherited X-linked disease, is characterized by progressive muscle weakness and myocardial involvement.
METHODS In phase I, 57 children with DMD and a left ventricular ejection fraction (LVEF) >55% (mean 65.0 + 5.4%), 9.5 to 13 years of age (mean 10.7+ 1.2 years), were enrolled in a three-year multicenter, randomized, double-blind trial of perindopril, 2 to 4 mg/day (group 1), versus placebo (group 2). In phase II, all patients received open-label perindopril for 24 more months; LVEF was measured at 0, 36, and 60 months.
RESULTS Phase I was completed by 56 (27 in group 1 and 29 in group 2) and phase II by 51 patients (24 in group 1 and 27 in group 2). There was no difference in baseline characteristics between the treatment groups. At the end of phase I, mean LVEF was 60.7 +7.6% in group 1 versus 64.4 + 9.8% in group 2, and was < 45% in a single patient in each group (p = NS). At 60 months, LVEF was 58.6 + 8.1% in group 1 versus 56.0 + 15.5% in group 2 (p = NS). A single patient had an LVEF < 45% in group 1 versus eight patients in group 2 (p = 0.02).
CONCLUSIONS Early treatment with perindopril delayed the onset and progression of prominent left ventricle dysfunction in children with DMD.
Brasil - "Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite a Lei de Biossegurança, regulamentando a pesquisa com células-tronco de embriões e o plantio e a comercialização de produtos transgênicos.Deputados contrários à pesquisa com células-tronco tentaram até o último momento retirar a medida do texto, prevista no artigo 5º, após muita discussão. Foram derrotados com a rejeição do destaque que pedia a supressão do artigo --366 votos a favor da manutenção da autorização à pesquisa, 59 contrários e 3 abstenções. O único partido a encaminhar posição contrária ao artigo 5º foi o Prona. Os outros votos contrários eram, na maioria, de parlamentares ligados à Igreja Católica, que condena o uso de embriões em pesquisa, e à bancada evangélica, que ficou dividida. Os deputados ligados à Igreja Universal, por exemplo, votaram a favor. O deputado Salvador Zimbaldi, do PTB de São Paulo, afirmou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o projeto, que ele considera inconstitucional. Pacientes com deficiências físicas que podem ser beneficiados com as pesquisas no futuro passaram o dia no Salão Verde da Câmara, conversando com deputados, relatando seus casos e pedindo a aprovação do texto. Vários acompanharam a sessão. Depois, voltaram ao Salão Verde para comemorar. Alguns choraram."Estou radiante. Foi uma história muito suada, mas valeu a pena", disse Mayana Zatz, geneticista da USP que foi a principal articuladora dos interesses dos cientistas no Congresso.Desde segunda-feira, grupos de movimentos pró e contra pesquisas com células-tronco fizeram atos de pressão na Câmara. A aprovação do texto-base, modificado no Senado no final do ano passado, foi por 352 votos a favor, 60 contrários e 1 abstenção.O padre Márcio Fabri, teólogo e bioeticista do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, criticou o que considera um erro de foco na discussão. "Infelizmente, a discussão toda tomou um caminho em que interesses não-declarados fizeram uma onda maior", disse. "Esses interesses não são apenas pelo progresso da humanidade, mas de transformar os serviços em produtos."Pelo texto aprovado ontem, a clonagem humana continua proibida. O texto agora será encaminhado à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva"
Importante: a aprovação da lei não
significa que o tratamento estará disponível no dia seguinte a publicação da
lei. Significa que as pesquisa com células tronco embrionárias possam ser
realizadas no Brasil e no futuro, quando se concluir quanto a eficácia e
segurança do procedimento este tratamento estará disponível para todos. Não há
filas de candidatos. Todos os tratamentos que estão sendo realizados com
medicamentos, fisioterapia, etc devem continuar. É importante que os portadores
estejam em boas condições de saúde para aguardar a possibilidade de utilização
das células tronco.
Superexpressão do -Sarcoglycan compensa a ausência de alfa sarcoglican em um modelo de camundongos com distrofia muscular tipo cinturas (05/03/05)
Japão - a ausência do alfa sarcoglican causa uma forma de distrofia tipo cinturas. Neste estudo os autores avaliaram o efeito do - sarcoglican em camundongos com distrofia muscular tipo cinturas. A superexpressão do - sarcoglican em camundongos normais não causou nenhum efeito deletério. Em camundongos com deficiência de alfa sarcoglican a superexpressão do - sarcoglican causou melhora dos danos musculares da doença, constituindo-se num alternativa promissora para o tratamento da doença.
USA - complicações anestésicas são descritas em portadores de distrofia muscular. Todos os cuidados devem ser tomados para que a cirurgia em um portador de distrofia seja segura; os anestesicos empregados na anestesia geral são selecionados entre os que nunca causaram qualquer problema na distrofia. O maior problema é quando a cirurgia é realizada antes do diagnóstico como neste caso descrito. A criança foi submetida a uma cirurgia cardíaca antes do diagnóstico de Duchenne. O tratamento da parada cardíaca foi bem sucedido e a criança evoluiu bem. Os autores recomendam que toda criança com retardo de desenvolvimento motor que será submetida a alguma cirurgia sob anestesia geral precisa ser feita a dosagem da enzima CPK no pré-operatório.
Inglaterra - os corticóides retardam a progressão da distrofia muscular de Duchenne por mecanismo ainda incerto.Nesta pesquisa os autores estudaram os mediadores que podem acarretar degeneração dos músculos de camundongos com distrofia muscular.Vários destes mediadores estão alterados com a distrofia. O tratamento com corticóides reduz a degeneração muscular por modificações complexas dos músculos. É mais um trabalho demonstrando o efeito benéfico dos corticóides.
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2005
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2005
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE MAIO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2004
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE MAIO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE MAIO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO AO MÊS DE JULHO DE 2001