ATENÇÃO ESTA PÁGINA CONTÉM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SITES MÉDICOS, DE NOTÍCIAS, DE ENTIDADES DE PESQUISA E LITERATURA MÉDICA ESPECIALIZADA. MUITAS DAS INFORMAÇÕES SE DESTINAM A PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE OU PESQUISA POR SEREM MUITO ESPECIALIZADAS. AS PESQUISAS AQUI RELATADAS SÃO NA SUA MAIORIA DE PONTA, NÃO PODENDO SER TRANSPOSTAS RAPIDAMENTE PARA O USO CLÍNICO. EM GERAL HÁ UMA DEMORA QUE PODE SER SUPERIOR A 5 ANOS ENTRE UM TRABALHO EXPERIMENTAL PROMISSOR E SEU USO CLÍNICO.
As notícias estão colocadas em ordem de data. Se você quiser procurar as últimas notícias por assunto clique aqui.
Canadá - a suplementação de creatina tem demonstrado resultados em algumas formas de distrofia muscular. Um recente estudo não demonstrou efeito da creatina na distrofia miotônica do tipo 1 mas eles não mediram a creatinafosfoquinase muscular. Neste estudo 34 pessoas com distrofia miotônica foram avaliados. Estas pessoas recebiam creatina ou placebo durante um período do estudo. Teste físicos, dosagens laboratoriais e prova de função pulmonar. Nenhum resultado positivo foi observado com a utilização da creatina.
Portador de distrofia muscular é o mais jovem paciente a colocar um coração artificial total (25/12/03)
USA - Alex Rowe, de 16 anos, portador de distrofia muscular, apresentava falência muscular cardíaca progressiva. Ao ser submetido a um cateterismo cardíaco em outubro deste ano, ele apresentou parada cardíaca. Os médicos constataram que a única chance dele seria o transplante cardíaco. Com a autorização da família ele recebeu um coração artificial total até que um doador fosse encontrado. Ele ficou com este coração artificial até o começo de dezembro quando ele foi submetido a um transplante cardíaco. Ele tem apresentado uma ótima recuperação conforme as notícias divulgadas hoje.
Christmas gift- Youngest artificial patient survives
Negamicina restaura a distrofina nos músculos de camundongos portadores de distrofia muscular (25/12/03)
Japão - este artigo já foi apresentado em Congresso e já tinha sido relatado anteriormente no site. Os antibióticos aminoglicosídeos tem demonstrado experimentalmente a capacidade de restaurar a produção de distrofina em animais com mutação de ponto ou em laboratório em células de pacientes com mutação de ponto. Este grupo estudou a negamicina, um antibiótico do mesmo grupo mas com menor toxicidade. Os resultados demonstraram que a negamicina tem a capacidade de restaurar a produção de distrofina, de modo semelhante a gentamicina.
De Ribeirão Preto para o mundo: pais de outros países tentarão obter verbas para o Centro de Terapia Gênica (20/12/03)
Brasil - o grupo de pais FFF (Fight for a Future) fará a partir deste fim de semana uma ampla divulgação sobre o CTG (Centro de Terapia Gênica) de Ribeirão Preto tentando obter doações de outros pais e empresas internacionais. Esperamos que com esta iniciativa o aporte de recursos permita manter e se possível ampliar as linhas de pesquisa em andamento. Apesar desta esperança de novas fontes de receita as doações de brasileiros é ainda fundamental para a manutenção do CTG. No momento estão sendo finalizados os testes para testar drogas em camundongos com distrofia muscular. Acredito que em 2004 o CTG terá uma atividade em pesquisa muito promissora. As fotos dos CTG podem ser vistas nas seguintes páginas:
http://www.distrofiamuscular.net/researchcenter.htm http://www.distrofiamuscular.net/researchcenter1.htm http://www.distrofiamuscular.net/researchcenter2.htmNova Zelândia - pesquisadores associados a uma empresa de biotecnologia neozelandesa, a Ovita, estão estudando a inibição da miostatina como forma de aumentar a massa muscular. Eles observaram em estudos experimentais que a miostatina inibe as células satélites musculares, responsáveis pela regeneração dos músculos. Há várias formas de tratamento sendo estudadas com a inibição desta proteína e este é também um campo promissor para pesquisas em distrofia muscular.
Estimulação da calcineurina pode atenuar as alterações patológicas da distrofia muscular experimental ( 20/12/03)
Canadá - este artigo já foi apresentado em Congresso e divulgado no site em novembro. Em artigos anteriores os pesquisadores já tinham demonstrado que o aumento da atividade da calcineurina aumenta os níveis de utrofina. Neste artigo eles demonstram que o aumento da atividade da calcineurina reduz as alterações patológicas dos músculos de camundongos com distrofia muscular. Eles abrem um caminho para o estudo de novas drogas para retardar a evolução da distrofia muscular.
Holanda - há cerca de uma semana informamos que um pesquisador japonês iniciou uma forma de terapia gênica em pacientes com distrofia muscular de Duchenne. A limitação desta técnica é que ela só é útil para portadores de deleção do exon 20 e 20+. Neste trabalho em laboratório, utilizando células de pacientes com distrofia muscular os pesquisadores realizaram um aperfeiçoamento desta técnica de oligonucleotídeos que pode permitir o tratamento independente do local da deleção.
USA - este grupo de pesquisadores envolvidos em algumas linhas de pesquisa em distrofia muscular (como o da inibição da proteína miostatina) faz uma revisão sobre os atuais conhecimentos da doença e seu tratamento e as linhas de pesquisa que estarão sendo pesquisas no futuro próximo.
Revisão sobre as células tronco derivadas dos músculos (20/12/03)
USA - dois artigos publicados nesta semana falam sobre o uso das células tronco em distrofia muscular. O primeiro fala sobre o uso das células tronco em geral, as suas potencialidades e os problemas para sua utilização. O segundo é escrito por este grupo de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh que tem se dedicado a estudar as células tronco derivadas no músculo e seu potencial no tratamento das distrofias musculares. Neste artigo eles fazem uma revisão sobre as inofrmações disponíveis a respeito destas células e o seu potencial no tratamento de doenças.
USA - pesquisadores americanos identificaram proteínas chaves do núcleo celular que podem estar envolvidas no aparecimento da distrofia miotônica. Os pesquisadores observaram que em camundongos a ausência destas proteínas acarreta sintomatologia similar a da distrofia miotônica. Esta descoberta abre um caminho importante para o entendimento das alterações musculares nesta forma de distrofia que é a mais frequente forma de distrofia em adultos.
http://www.health24.co.za/news/Musculoskeletal_problems/1-931,25838.asp
http://www.ajc.com/health/content/shared-auto/healthnews/musc/516458.html
Novas informações vindas de Kobi, Japão (13/12/03)
Japão - em 3/12/03 relatamos o primeiro caso de terapia gênica com oligonucleotídeos, realizado em Kobi no Japão. Esta semana dois pais americanos entraram em contato com o Dr. Masafumi Matsuo que informou que a técnica que ele está desenvolvendo, para transformar a distrofia de Duchenne em Becker, pode ser utilizada na deleção do exon 20 ou 20+. Ele se colocou a disposição para realizar este tratamento em pacientes de outros países. Para qualquer contato o e-mail do Dr. Matsuo é: [email protected] . Ele tem um artigo que descreve as bases técnicas desta terapia, utilizada inicialmente em camundongos. Você pode ler o artigo aqui.
Empresa de biotecnologia ganha verba para realizar pesquisas em terapia gênica na distrofia muscular (6/12/03)
USA - a Napro, empresa de biotecnologia foi escolhida pelo Instituto Nacional de Saúde americano para receber uma verba para realizar pesquisas em camundongos e cachorros para corrigir a distrofia muscular através de técnicas de terapia gênica.
Japão - um professor da Universidade de Kobe anunciou hoje que um paciente de 10 anos com distrofia muscular de Duchenne foi submetido a terapia gênica com oligonucleotídeos. O paciente recebeu um trecho de DNA para corrigir o DNA defeituoso do paciente. Após este tratamento ele conseguiu demonstrar que o paciente apresenta o RNA mensageiro, intermediário entre o DNA e a síntese de distrofina. Ele acredita que a distrofina certamente será formada apesar deste resultado ainda não estar pronto (demorará alguns meses). Esta técnica permitirá a melhora dos sintomas da distrofia mas não será a cura. Acreditá-se que está forma de tratamento poderá transformar a distrofia muscular de Duchenne em distrofia muscular de Becker. Ainda é um resultado muito inicial (paciente recebeu o tratamento há menos de 2 meses e não há grandes detalhes do procedimento mas é a primeira etapa em seres humanos para tornar esta forma de tratamento viável.
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE MAIO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2003
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JULHO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE MAIO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE ABRIL DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE JANEIRO DE 2002
NOTÍCIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE AGOSTO DE 2001
NOTÍCIAS DO MÊS DE FEVEREIRO AO MÊS DE JULHO DE 2001