ALERTA MÉDICO PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Infelizmente o conhecimento sobre distrofias musculares é muito precário, em especial nos atendimentos de emergência nos pronto-socorros, pronto-atendimentos, UTIs, etc. Estas informações a seguir são fundamentais para um bom atendimento em situações de emergência:
1) As distrofias musculares podem acarretar insuficiência respiratória por alteração da ventilação. Em caso de insuficiência respiratória é necessário instituir ventilação com BIPAP. NUNCA ADMINISTRAR OXIGÊNIO SEM VENTILAÇÃO.
2) Risco anestésico incluindo hipertermia maligna e hipercalemia com o uso de relaxantes musculares despolarizantes e anestésicos halogenados. Depressão respiratória com opiáceos. Risco de depressão miocárdica e respiratória no pós-operatório. Para mais informações sobre anestesia é só clicar aqui.
3) Considerar o uso de antibióticos profiláticos para infecções respiratórias aparentemente leves
4) Portadores de distrofia muscular tem risco aumentado de cardiomiopatia.
5) Pacientes com distrofia muscular podem estar utilizando corticosteróides. Para mais informações sobre corticóides é só clicar aqui.
6) A imobilização acelera a fraqueza muscular e as contraturas das articulações. Mobilização precoce e fisoterapia podem minimizar este risco.
Se você quiser ver estas informações na forma de poster, inclusive para publicação, é só clicar aqui.